SEAGRIMA e COMDEMA realizam reunião com a Veracel para tratar de pulverização aérea em área urbana de Itagimirim

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itagimirim (SEAGRIMA) promoveu, na última segunda-feira (6/out), uma reunião extraordinária com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e representantes da empresa Veracel Celulose S.A., para discutir denúncias relacionadas à pulverização aérea de agrotóxicos em área urbana do município.
O encontro foi motivado pelo Auto de Notificação nº 04/2025, emitido pela SEAGRIMA, que determinou a paralisação imediata da dispersão aérea e solicitou a apresentação de documentação técnica do empreendimento.
Durante a reunião, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente e presidente do COMDEMA, Emerson Abade, destacou as legislações municipais que regulamentam a prática, como a Lei nº 234/2011, que define o perímetro urbano; a Lei nº 252/2013, que trata de medidas de proteção ambiental e recuo para monoculturas; e o Código Municipal de Meio Ambiente (Lei nº 347/2021), que estabelece distância mínima de 1 km para pulverizações aéreas em relação a áreas habitadas e mananciais.
Segundo verificação técnica e análise por imagens de satélite, a pulverização ocorreu dentro do perímetro urbano e próxima ao manancial do Rio Limoeiro. A engenheira ambiental Cristiele Costa ressaltou que a notificação foi fundamentada no princípio da precaução, diante dos riscos potenciais à saúde e ao meio ambiente e da ausência de comunicação prévia sobre o produto utilizado.
Representando a Veracel, Pedro Cardoso, Tarcísio Matos, Izabel Bianch e Clay Ane Azevedo esclareceram que o produto aplicado foi o Dipel, um inseticida biológico à base de Bacillus thuringiensis, de baixa toxicidade e rápida degradação. A empresa reconheceu falhas na comunicação e manifestou disposição para aprimorar o diálogo com a comunidade e o poder público.
Os conselheiros Elias Silva, Manoel Batista e Kelly Xavier questionaram o cumprimento das normas, o processo de higienização da aeronave e o tempo de voo. Os representantes da empresa comprometeram-se a encaminhar a documentação solicitada antes do prazo de 20 dias e avaliar a substituição da pulverização aérea por drones, conforme sugestão da SEAGRIMA.
Como encaminhamento, a secretaria e o conselho propuseram à Veracel a assinatura de um Termo de Compromisso Ambiental, com vistas a garantir o cumprimento da legislação, adotar métodos alternativos de aplicação e ampliar a transparência com a comunidade.
Ao final da reunião, o secretário e vereador Emerson Abade e o vereador Elias Silva também levantaram a pauta da empregabilidade local, destacando que as áreas de cultivo de eucalipto representam cerca de 13% do território municipal. Ficou acordada a realização de uma nova reunião para discutir estratégias de geração de empregos e oportunidades para os moradores de Itagimirim.
Acesso à Informação